O herdeiro do Daytona aparece em 1996 como substituto da linhagem Testarossa e respectivos V12 a 180 graus colocados em posição central. Luca di Montezemolo chegara à liderança da Ferrari em 1991 e queria a marca de volta à sua mais nobre tradição de ter o V12 em posição frontal, dando indicações aos seus engenheiros para capturarem o espírito do 250 GTO para os tempos modernos, num automóvel que fosse tão fácil de conduzir que uma senhora o pudesse utilizar diariamente - e de saltos altos. O 550 foi apresentado em Nürburgring no dia 21 de Julho de 1996 por nomes como Michale Schumacher, Niki Lauda ou Giancarlo Fisichella e depressa ganhou o estatuto de ícone - um facto comprovado pela linhagem interrupta que originou até aos dias de hoje com o 812 Superfast. Com apenas 3083 unidades produzidas e sendo o último V12 oferecido apenas com transmissão manual, o 550 é um clássico dos tempos modernos e um dos Ferrari mais especiais da era pós-Enzo Ferrari.
A unidade aqui apresentada foi importada pela NZN para o actual proprietário em Janeiro de 2021, tendo cumprido escrupulosamente o programa de manutenção do modelo desde então e contando ainda com uma embraiagem nova, colocada na NZN em Agosto do ano corrente. O histórico deste 550 inclui ainda uma longa lista de manutenções em concessionário oficial no país de origem, a Alemanha. Aprovado pelos nossos técnicos, conta com o selo NZN Approved.
- Ferrari 550 Maranello
- Motor: V12 Tipo F133A
- Cilindrada: 5474cc
- Potência: 485 cv
- Transmissão: manual de 6 velocidades
- 0-100km/h: 4.4 segundos
- Velocidade Máxima: 320 km/h
- Km: 61900
- Exterior: Grigio Titanio 3238
- Interior: Nero
- CALY | Caliper Freni Colore Nero
- CRPT | Tappeti | Nero 152