O 550 Maranello significou o regresso da Ferrari à sua mais nobre linhagem de um enorme motor V12 à frente e caixa de velocidades atrás. Tracção traseira, transmissão manual e apenas dois lugares – o Maranello era o topo de gama da marca aquando do seu lançamento em 1996, pondo fim à era Testarossa de motor central traseiro com os seus V12 a 180 graus.
Ao leme da marca desde Outubro de 1991, Luca di Montezemolo queria que a Ferrari abandonasse uma imagem de construtor de automóveis difíceis de conduzir e que tinham a fama de ser impossíveis de utilizar no quotidiano. Conta-se que Montezemolo terá dito aos engenheiros que uma senhora teria que conseguir conduzir o 550 de saltos altos sem dificuldade.
Com um bloco V12 Tipo F133 de 5474cc, o 550 debita 485 cavalos às 7000 RPM e atinge os 100km/h em 4.4 segundos.
Desenhado por Elvio D’Aprile para a Pininfarina, sob a liderança criativa de Lorenzo Ramaciotti, o 550 tem-se afirmado como o herdeiro natural do Daytona na história da Ferrari e o modelo que definiu o que é o equilíbrio perfeito entre a vertente GT e a vertente supercarro de um Ferrari moderno, com sucessores que validam o conceito: do 575M, ao Dodici Cilindri, passando pelos fabulosos 599 GTB Fiorano, F12 e 812 Superfast, todos devem a sua existência e o seu sucesso ao 550.
Lançado em Julho de 1996 no Nürburgring com Michael Schumacher como mestre de cerimónias, o Maranello foi aclamado pela crítica e pelos clientes desde o início, sendo considerado por várias publicações como o melhor automóvel da década de 90.
O último Ferrari V12 oferecido apenas com a opção de transmissão manual é já um clássico, com os valores de mercado a apresentarem uma subida constante nos últimos 10 anos. A raridade – apenas 3083 unidades produzidas – aliada a uma experiência de condução extraordinária e um design icónico asseguram que este será sempre um modelo amado pelos Ferraristi.
Com uma especificação fabulosa – Blu Pozzi com interior em Cuoio e Blu Scuro – este 550 Maranello é certamente um dos mais bonitos a circular nas estradas nacionais e único na sua apresentação. Conhecido da equipa NZN há mais de duas décadas, foi alvo de uma intervenção profunda, que consistiu em toda a manutenção programada em falta, substituição da embraiagem, correias da distribuição e auxiliares e um tratamento completo ao habitáculo para devolver à pele toda a sua beleza e maleabilidade.
Vendido sob a égide do programa NZN Certified, que inclui um ano extra de manutenção programada e 18 meses de garantia.
- Ferrari 550 Maranello
- Motor: V12 Tipo F133
- Cilindrada: 5474 cc
- Potência: 485 cv
- Transmissão: Manual - 6 Velocidades
- 0-100km/h: 4.4 segundos
- Vel. Máxima: 320 km/h
- Km: 58.000
- Exterior: Blu Pozzi
- Interior: Cuoio | Blu Scuro
- Pinças de Travão: Pretas