O F355 é o último grande herói de uma era em que a Ferrari se definia por uma linha de produto dividida em três modelos: V12 motor dianteiro, V12 2+2 motor dianteiro e V8 motor traseiro. Para muitos Ferraristi, os primeiros Ferrari criados de raíz sob a liderança de Luca di Montezemolo, ou seja o F355 e o 550 Maranello, são os mais significativos de uma marca que se reinventou após a morte do fundador Enzo Ferrari. Enquanto o Maranello se tornou no herdeiro do Daytona, o F355 ganhou o título oficioso do mais bonito V8 de motor central de sempre e, em conjunto com o Dino, representa o pináculo da estética clássica Ferrari aplicada a um layout necessariamente mais moderno. Apesar de ser uma evolução do 348, o F355 foi um passo tão grande em frente que rapidamente ganhou o estatuto de ícone e é hoje um dos mais amados modelos de sempre do Cavallino Rampante.
Construído sobre um chassis monocoque tubular em aço - antes da chegada do alumínio com o 360 - e com o motor Tipo F129 B/C de 3.5 litros e 5 válvulas por cilindro que dá nome ao modelo, o F355 foi alvo de um desenvolvimento exaustivo no túnel de vento, resultando no primeiro Ferrari de estrada verdadeiramente moldado pela ciência.
Com 11273 unidades produzidas, das quais 4871 Berlinettas e, desses, 3829 com transmissão manual, o F355 foi na altura o maior sucesso comercial da história da marca, mas encontrar uma unidade em bom estado é mais difícil do que deveria ser. Negligenciados durante muitos anos, os F355 estão agora finalmente a ser reconhecidos, também no valor, relativamente a outros modelos e outras marcas. Com uma manutenção complexa que exige um conhecimento profundo do carro, o F355 será, indubitavelmente e cada vez mais à medida que o tempo passa, considerado um dos grandes Ferrari da história, ganhando o seu espaço nas melhores colecções e nos maiores eventos do mundo.
Ao contrário da maioria dos modelos, a versão coupé, o famoso Berlinetta, é o mais procurado e valorizado, principalmente se equipado com a icónica transmissão manual de seis velocidades. Esse é o caso deste F355, uma unidade nacional com apenas 59.000km. Sendo de 1997 está equipado com a unidade de controlo da injecção mais evoluída Bosch M5.2. Vendido com o selo NZN Certified, foi alvo de uma intervenção total por parte dos nossos técnicos, incluindo substituição das correias de distribuição e auxiliares, e precisa apenas de uma estrada sinuosa e um dia de sol para brilhar em todo o seu esplendor.
O programa NZN Certified inclui 18 meses de garantia legal e um ano extra de manutenção programada após a venda.
- Ferrari F355 Berlinetta
- Motor: V8 Tipo F129
- Cilindrada: 3496 cc
- Potência: 380 cavalos
- Transmissão: Manual - 6 Velocidades
- 0-100km/h: 4.7 segundos
- Vel. Máxima: 295 km/h
- km: 59.550
- Exterior: Rosso Corsa
- Interior: Pele Connolly Preta
- Rádio: Sim
- Pinças de Travão: Pretas