O F430 foi o sucessor do Ferrari de maior sucesso da marca até então, evoluindo em áreas fundamentais como a facilidade de utilização, o conforto e os custos de manutenção. O habitáculo subiu um degrau em termos de qualidade, enquanto o novo motor Tipo 136 de 4.3 litros aumentou a potência em 90 cavalos, oferecendo performances que ainda hoje impressionam. A estreia do manettino é marcante no F430, introduzindo um elemento que se tornou rapidamente numa das imagens de marca dos Ferrari modernos. O design evolutivo ficou a cargo da Pininfarina em parceria com Frank Stephenson e presta homenagem ao F156 F1 de 1961, tradicionalmente chamado de ‘sharknose’. O F430 foi transversalmente elogiado pela imprensa e clientes pela sua dinâmica excepcional e facilidade com que se extrai toda a performance do motor, com a ajuda fundamental do novo diferencial e-Diff desenvolvido na competição.
Em 2005 o F430 era o desportivo mais avançado do mundo. Com o passar do tempo, e com a electrónica a ganhar cada vez mais a necessária preponderância na gama, esta é uma experiência de condução ainda notoriamente analógica, que remete para um tempo que não voltará, mas cujo prazer ao volante pode nunca ser igualado.
Um elemento fundamental para esse facto é a presença da caixa de velocidades manual, que transforma por completo o F430 e oferece uma interacção com o condutor com o qual nenhum outro modelo pode competir. Estima-se uma produção entra as 1000 e as 1200 unidades com esta transmissão, sem que nenhuma tenha sido vendida originalmente em Portugal.
O Ferrari F430 aqui apresentado, para além da caixa manual, foi especificado em Rosso Scuderia, o vermelho da Scuderia nos tempos de Michael Schumacher. O habitáculo em pele preta total e o pack carbono no interior conferem-lhe uma imagem abertamente desportiva. Os excelentes travões em aço contribuem não só para uma utilização mais intuitiva, mas também para minimizar o risco de elevados custos futuros.
Unidade abrangida pelo programa NZN Certified, o que significa que é entregue com toda a manutenção em dia, 18 meses de garantia e a revisão programada do ano seguinte incluída, a ser cumprida num prazo máximo de 15 meses após a venda ou 10.000km de utilização, este é um Ferrari destinado a ser um dos maiores clássicos da marca da próxima década e presença obrigatória na garagem dos verdadeiros Ferraristi.
- Ferrari F430
- Motor: V8 Tipo F136
- Cilindrada: 4308cc
- Potência: 490 cv
- Transmissão: Manual - 6 velocidades
- 0-100km/h: 4.0 segundos
- Vel. Máxima: 320km/h
- Km: 34.600
- Exterior: Rosso Scuderia
- Interior: Nero
- Travões: Discos perfurados em aço
- Pinças de travão vermelhas
- Conta-rotações vermelho
- Pack carbono interior