Quando o California foi lançado, no Salão de Paris em Outubro de 2008, trouxe consigo uma série de novidades pioneiras na história da marca. A mais significativa foi o facto de, pela primeira vez, a Ferrari ter colocado um motor V8 à frente do condutor e não atrás, como tinha feito desde o 308 de 1975. Notória foi também a introdução de uma configuração 2+2 num V8 em vez de um V12, outra decisão sem igual até à altura. Para completar um modelo revolucionário, o California apresentava uma capota rígida retráctil no lugar da tradicional lona do F430 ou 360 Spider. O 575 Superamerica foi o precursor de uma solução semelhante, mas os números limitados nunca fizeram dele um modelo de produção em série.
Com o objectivo de atrair clientes que tradicionalmente optariam por um Mercedes SL ou um Bentley Continental GT, o California foi um sucesso ainda maior do que o previsto pela marca, impulsionando e muito os números do Cavallino com as quase 11.000 unidades produzidas entre 2008 e 2014, antes de ser substituído pelo California T. Os bancos traseiros podiam ser alterados na configuração inicial por um banco único, não próprio para passageiros, mas muito poucas unidades foram especificadas dessa forma e menos ainda com a opção caixa manual - fala-se que apenas 3 exemplares saíram da fábrica com um pedal de embraiagem.
O Ferrari California aqui apresentado é de origem belga e foi sempre assistido pela NZN desde a sua chegada a Portugal. Parte de uma colecção que inclui outros Ferrari, foi mantido sem olhar a custos nos últimos anos e utilizado com regularidade sempre que o proprietário se encontrava no país. Tem o desgaste normal em alguns elementos de um veículo com 100.000 km mas mecanicamente está muito são e sem quaisquer problemas a reportar em termos de motor, caixa, suspensão, travões ou software. Pela sua quilometragem é uma unidade livre de ser desfrutada sem constrangimentos e que está pronta para muitas dezenas de milhares de quilómetros que comprovarão ainda mais a fiabilidade do modelo. Viatura previamente assistida em concessionário oficial Ferrari no estrangeiro, abrangida pelo programa NZN Certified, o que no caso deste California significa que é entregue com uma garantia legal de 18 meses e com a próxima revisão programada incluída, a ser cumprida num prazo máximo de 12 meses após a venda ou 10.000km de utilização.
- Ferrari California
- Motor: V8 Tipo F136
- Cilindrada: 4297 cc
- Potência: 460 cavalos
- Transmissão: DCT - 7 Velocidades
- 0-100km/h: 4.0 segundos
- Vel. Máxima: 310 km/h
- Km: 100.850
- Exterior: Grigio Silverstone
- Interior: Cuoio
- Travões: Carbo-cerâmicos
- Pinças de travão vermelhas
- Conta-rotações amarelo
- Pele Cuoio extra
- Jantes Diamond Cut