O Ferrari FF foi apresentado no Salão de Genebra de 2011 por Luca Di Montezemolo como uma revolução para a marca do Cavallino Rampante. O primeiro Ferrari com um sistema de quatro rodas motrizes pretendia tornar-se no modelo mais versátil de sempre produzido em Maranello. Com uma segunda caixa de velocidades no eixo dianteiro com apenas duas relações e marcha-atrás, o sistema 4x4 denominado 4RM era 50% mais leve que um sistema convencional e mantinha intactas as sensações de um veículo de tracção puramente traseira.
O FF - a sigla Ferrari Four sinalizando os quatro lugares e o sistema 4RM - causou ondas de choque no seio dos Ferraristi, não só pelo facto de a Ferrari admitir abertamente que a tracção às quatro rodas tinha, de facto, vantagens em diversas situações de baixa aderência, mas também pelo design que se assemelhava a uma shooting-brake e que rompia totalmente com a elegância dos antecessores 456 GT e 612 Scaglietti.
Mas Montezemolo, como Enzo Ferrari antes dele, sabia que, mais do que ninguém, ele tinha o condão de criar o Ferrari certo na altura certa e para uma marca que, sob a sua batuta, ‘jamais produziria um SUV’, este era o modelo que provava que a Ferrari podia construir um carro totalmente adaptado ao quotidiano dos seus clientes.
Mais do que o GTC4 que o substituiu, o FF tornou-se um modelo icónico e que irá no futuro, com o 458 Italia e o F12 Berlinetta, marcar uma época de ouro da marca - estes foram os últimos carros desenhados pela Pininfarina e o fim de uma história sem igual no mundo automóvel, que durou quase 70 anos.
Com 6.262cc, o FF era, em Março de 2011, o Ferrari com o maior motor da história. Os 660 cavalos extraídos do bloco estreado no Enzo aliados a espaço para quatro adultos, uma dinâmica que faz os passageiros questionar as leis da física e 335km/h de velocidade máxima, faziam do FF não só o veículo de 4 lugares mais rápido do mundo, mas ainda a forma mais emocionante de ‘voar baixinho’ e criar memórias inesquecíveis em família.
Este magnífico FF foi importado pela NZN a pedido de um cliente ‘da casa’ na magnífica e raríssima combinação Blu Oceano + Cuoio, com apenas 31.000km, histórico completo de manutenção na marca e vendido com uma Power Warranty de modo a proteger qualquer falha na PTU, o problema mais comum do modelo.
- Ferrari FF
- Motor: V12 Tipo F140 VB
- Cilindrada: 6262cc
- Potência: 660 cavalos
- Transmissão: DCT - 7 Velocidades
- 0-100km/h: 3.7 segundos
- Vel. Máxima: 335km/h
- Exterior: Blu Oceano - Extra Campionario
- Interior: Cuoio 4609
- CRPT | Tappeti | Extra-Campionario 364
- AFS1 | Sistema AFS - Advanced Frontlighting System
- ALBC | Tappeti Baule in Alcantara | Alcantara Cuoio 415
- ALIC | Tappeto Abitacolo in Alcantara | Alcantara Cuoio 415
- ALIH | Cello Vettura in Alcantara | Alcantara Cuoio 415
- CALY | Caliper Freni Colore Giallo
- CIDL | Zona Guida in Carbonio + LEDS
- CRS1 | Cruise Control
- CSB1 | Cinture di Sicurezza Colorate | Cinture Beige Cocos
- DSH5 | Zona Superiore Plancia Colorata | Cuoio 4609
- DSH7 | Zona Inferiore Plancia Colin Pelle | Cuoio 4609
- EXA3 | Codini di Carico Sportivi
- INST | Pannello Strumenti | Strumentazione Colore Giallo
- LOGO | Scudetti ‘Scuderia Ferrari’
- SED1 | Sedili in Stile Losangato
- PAR2 | Sensore Parcheggio Anteriore e Posteriore
- RMSD | Cerchi 20’ Sport Diamantato
- RSFV | Sedili Full Electric Ventilati
- SHF5 | Capelliera in Alcantara | Alcantara Cuoio 4015
- SNDB | Hi-Fi Potenziato
- SPEC | Allestimenti Speciali
- STC1 | Colore Cuciture STD Su Richiesta | Beige Chiaro 1209
- STW1 | Volante in Colore | Cuoio 4609
- UALZ | Parte Alta Abitacolo in Alcantara | Alcantara Cuoio 4015