O desenvolvimento do Spider fez-se em paralelo com o Berlinetta, mas a Ferrari optou por mostrar a versão descapotável do F430 seis meses mais tarde, deixando os tiffosi a salivar pelo cabrio mais espectacular do mundo em 2005.
O Spider é ligeiramente mais pesado que o Berlinetta, mas apenas 5 km mais lento em termos de velocidade máxima e 0.1 segundos dos 0-100km/h. A recompensa é uma experiência de condução de cabelos ao vento absolutamente inesquecível, mesmo vinte anos depois.
O novo motor Tipo 136 de 4.3 litros do F430 Spider aumentou a potência em 90 cavalos relativamente ao 360 Spider, oferecendo performances que ainda hoje impressionam – e com custos relativos mais baixos, já que a distribuição é feita por correntes e não correias. A estreia do manettino é marcante no F430, introduzindo um elemento que se tornou rapidamente numa das imagens de marca dos Ferrari modernos. O design evolutivo ficou a cargo da Pininfarina em parceria com Frank Stephenson e presta homenagem ao F156 F1 de 1961, tradicionalmente chamado de ‘sharknose’. O F430 foi transversalmente elogiado pela imprensa e clientes pela sua dinâmica excepcional e facilidade com que se extrai toda a performance do motor, com a ajuda fundamental do novo diferencial e-Diff desenvolvido na competição. O Spider nunca foi visto como um modelo para poseurs, já que a sua dinâmica de excepção está totalmente ao nível da versão fechada.
Em 2005 o F430 era o desportivo mais avançado do mundo e o Spider o descapotável mais desejado. Com o passar do tempo, e com a electrónica a ganhar cada vez mais a necessária preponderância em toda a indústria – a Ferrari não é excepção - esta é uma experiência de condução ainda notoriamente analógica, que remete para um tempo que não voltará e cujo prazer ao volante pode nunca ser igualado.
O Ferrari F430 Spider aqui apresentado é uma unidade fantástica, com todos os opcionais possíveis e imagináveis, incluindo a grelha traseira, tampas da admissão, volante e patilhas tipo Scuderia em carbono, quatro elementos raríssimos e muito procurados no modelo hoje em dia. Discreto e cheio de classe na histórica cor Nero Daytona, com um maravilhoso habitáculo em Cuoio e com o pack carbono total no interior, pode muito bem ser o F430 mais bem especificado do país. Os travões são cerâmicos e as pinças vermelhas.
Seguido pela NZN desde a sua abertura e pelos técnicos NZN durante a sua primeira vida na rede oficial, está em perfeitas condições, necessitando apenas de algumas melhorias de pormenor para ficar absolutamente perfeito.
Vendido directamente pelo proprietário, mas com o selo de qualidade NZN Approved. Disponível no nosso Showroom de Cascais.
- Ferrari F430 Spider F1
- Motor: V8 Tipo F136
- Cilindrada: 4.308cc
- Potência: 490 cavalos
- Transmissão: F1 - 6 Velocidades
- 0-100km/h: 4.1 segundos
- Vel. Máxima: 315km/h
- Km: 71.620